top of page

Criação de conteúdo durante momentos de crise


Crédito da imagem LUM3N por Pixabay


Porque é tão importante prestar atenção ao momento que estamos vivendo na hora de criar conteúdo para sua marca


Como temos abordado aqui no Blog, produzir conteúdo relevante é um pilar essencial para sustentar qualquer estratégia de comunicação e marketing digital. Isso inclui manter seu público informado, engajado e com a certeza de que pode confiar em sua marca. A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos reais e significativos na vida das pessoas, trazendo sofrimento para milhares de pessoas que perderam familiares e a afetando a economia de forma devastadora.


Tudo isso não pode ser menosprezado pelas marcas e produtores de conteúdo, que devem mostrar empatia com seu público acima de tudo. Ignorar os recentes acontecimentos e produzir conteúdos de mau gosto e insensíveis para o momento não passará despercebido pelos consumidores que cada vez mais cobram posicionamento das marcas e tendem a boicotar empresas que compactuam com atitudes discriminatórias, ofensivas de todas as maneiras, ou que ignoram esses problemas.


Um índice desenvolvido para analisar o atual momento das empresas no Brasil, durante este período sombrio que estamos vivendo com o avanço da doença no país, mostra a visão do público mediante a postura das marcas. O estudo realizado pela HSR Specialist Researchers, aponta que a Magazine Luiza, Netflix e Natura são as primeiras consideradas como marcas mais transformadoras nesta época. E não é surpresa nenhuma que a empresa fundada pela Luiza Helena Trajano seja campeã neste quesito, que demonstrou – e não é de hoje – um posicionamento humano e sensato.


Por outro lado, indo na contramão do bom senso e compaixão, a influencer digital Gabriela Pugliesi foi fortemente criticada por sua postura irresponsável e desrespeitosa ao promover uma festa em sua casa durante a quarentena imposta pelo Governo do Estado de São Paulo, o que acarretou em seu “cancelamento” no mundo digital. A crise de imagem causada por seu comportamento parece ser irreversível. Muitas marcas com quem tinha parceria se posicionaram publicamente contra seus atos e divulgaram o cancelamento dos contratos que tinham com a influenciadora, levando-a a desabilitar seu perfil no Instagram.


Qual é a melhor forma de definir o conteúdo neste momento


Sem ignorar os objetivos de sua empresa e onde ela quer chegar, deve ser levado em consideração quem é seu público-alvo e o que ele espera de você como prestador de serviço e/ou produtos, observando seus problemas além de suas necessidades. Tendo isso em mente, é preciso promover o engajamento entre a marca e o consumidor de forma transparente e humana.


Como mencionado anteriormente, o conteúdo relevante para seu cliente neste momento pode ser mais do que apenas promover seu produto e produzir conteúdos da forma como sempre foi feito, sem considerar a situação atual. De que forma seu produto ou serviço pode se destacar e ajudar seu cliente neste momento? Trabalhe isto de forma positiva e honesta e as recompensas virão.


Um bom conteúdo faz parte de um bom planejamento de comunicação, que precisa ter um bom posicionamento e que deve estar mais evidente para o público durante uma crise, além de uma persona muito bem definida e, principalmente, saber o que seu cliente necessita e por qual motivo ele procura sua empresa e não a concorrência.

E você, tem utilizado quais estratégias na produção de conteúdo durante esse período? Conte para nós nos comentários!


Comments


bottom of page